domingo, 7 de janeiro de 2018

SEGURANÇA E EFICÁCIA DA SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA



Este mês, na revista Journal of the International Society of Sports Nutrition, saiu uma interessante revisão sobre a suplementação com creatina no esporte, exercício e em algumas áreas da medicina. Aqui destaco alguns pontos do artigo:

- PARA QUE SERVE A CREATINA ? A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares. Ela é responsável pelo fornecimento de energia para a contração muscular, principalmente no tipo de esforço anaeróbio de força do tipo "explosão" (contração rápida).

- QUAIS SÃO AS FONTES ALIMENTARES DE CREATINA ?  Nosso corpo precisa de cerca de 1 a 3 gramas de creatina por dia .Metade da nossa necessidade diária é sintetizada no figado e nos rins. A outra metade adquirimos através dos alimentos. Carnes e peixes são as principais fontes. Por exemplo: meio quilo de carne tem cerca de 2 gramas de creatina. A creatina também pode ser tomada na forma de suplementos.
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- QUAIS OS BENEFÍCIOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM A CREATINA : Estudos indicam que a suplementação com creatina melhora a performance em exercícios onde ocorram movimentos rápidos, de curta duração e em máxima força..Exemplo: musculação, natação de velocidade ("tiros" de 50 metros), atletismo ( 100 a 200 metros rasos). A suplementação com creatina também contribui para a hipertrofia muscular, eleva a capacidade de estoque de glicogênio no músculo (melhorando a resistência) e auxilia na recuperação apos treinos intensos.

Na medicina, a creatina parece ter algum papel em doença degenerativas, diabetes e coronariopatias , porém carece de melhores estudos.

- QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DA SUPLEMENTAÇÃO: Como a creatina ja é utilizada desde os anos 90, existem mais de 1000 estudos conduzidos. O único efeito consistente descrito na literatura é o ganho de peso, que é consequência da retenção hídrica que a creatina provoca. Não há evidência de que a creatina afete a função renal, mesmo em indivíduos não saudáveis: Estudos com altas doses (30 gramas por dia ) com duração de mais de 5 anos não mostraram qualquer prejuízo aos rins.

Mesmo com essa segurança, é recomendada uma avaliação médica e orientação nutricional  antes de utilizar esse tipo de suplemento !!




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