quarta-feira, 24 de maio de 2017

QUAL O MELHOR TIPO DE ATIVIDADE FISICA PARA O IDOSO COM EXCESSO DE PESO? AERÓBICO OU MUSCULAÇÃO?




Quando se inicia uma dieta com restrição alimentar no idoso com obesidade, existe a preocupação de que, com a redução do peso, ocorra uma diminuição da massa muscular (sarcopenia) e massa óssea (osteopenia) aumentando a fragilidade e o risco de quedas e fraturas.

Sabe-se que a atividade física tem papel importante na perda de peso, principalmente por atenuar a perda de massa magra que inevitavelmente ocorre com o emagrecimento. Nesse contexto, os exercícios aeróbicos (corrida, natação, bike...) e resistidos (musculação) possuem papéis de adaptação fisiológica diferentes. O primeiro melhora o desempenho cardiovascular (pico de consumo de oxigênio) enquanto o segundo otimiza a força e potência muscular (adaptação neuro-muscular).

Tendo em vista esses dados, no idoso com obesidade que está iniciando um programa de perda de peso, o que seria melhor? Exercícios aeróbicos? Exercícios de força (resistidos)? Ou as duas modalidades combinadas?

Foi essa questão que pesquisadores tentaram responder em estudo recente publicado na revista New England Journal of Medicine ( N Engl J Med 2017; 376:1943-1955May 18, 2017)

O estudo foi realizado com 141 obesos, média de 70 anos, submetidos a dieta e exercícios, divididos em 3 grupos:  atividade física aeróbica, atividade física resistida e atividade combinada (aeróbica + resistida).

A hipótese dos autores foi de que, ao fazer as duas atividades combinadas, os indivíduos não fossem conseguir os mesmos benefícios das atividades feitas de modo isolado

As conclusões foram essas: - NÃO HOUVE DIFERENÇA NA REDUÇÃO DE PESO NOS TRÊS GRUPOS.  A MELHORA DO STATUS FUNCIONAL, QUE É A SOMA DOS BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS NO SISTEMA CARDIOVASCULAR (AERÓBICO) E NA FORÇA MUSCULAR, FOI MELHOR NO GRUPO COMBINADO. ISTO POIS ELE CONSEGUIU ATINGIR OS MESMOS BENEFICIOS DOS GRUPOS ISOLADOS (AERÓBICO E RESISTIDO), CONTRARIANDO A HIPOTESE INCIAL DOS AUTORES.

Assim, segundo este estudo, a melhor atividade física para associar à uma dieta com o intuito de emagrecimento em idosos é a atividade física combinada aeróbica+resistida.

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