sábado, 18 de abril de 2015

Suplementação com Tribulus Terrestris para atletas

Tribulus terrestris é uma planta que foi muito usada na Grécia antiga, pela medicina tradicional chinesa e nas práticas Ayurvédicas na India, Era recomendada para tratamento de pressão alta, pedra nos rins, impotência , disfunção erétil e baixa libido.

Desde os anos 80, seu extrato tem sido utilizado pela industria de suplementos esportivos como um estimulante natural da produção de testosterona, gerando aumento da massa muscular e melhorando a performance em atletas competitivos. O tribulus terrestris seria uma alternativa natural aos anabolizantes, porém sem os efeitos colaterais destes últimos.

Mas será que realmente funciona ?

A maioria dos estudos com tribulus terrestris foi conduzido em ratos, com resultados contraditórios. Uma parte das pesquisas mostrou elevação dos níveis sanguíneos de testosterona nos animais, porém, há estudos que não evidenciaram esse efeito .

Já em humanos, uma série de estudos em atletas que utilizaram tribulus terrestris durante treinamento não mostrou efeito na performance e nem nos níveis de dosagem hormonal. Apenas 2 estudos demonstraram efeitos benéficos, porém, em ambos, foi utilizada uma preparação de tribulus terrestris com outros componentes, o que não permite conclusão de eficácia da planta.

Assim, considerando a quantidade pequena de evidência científica, não há recomendação para utilizá-lo com a finalidade de melhora de performance em atletas. O fato de alguns estudos mostrarem benefício e de existirem relatos pessoais de sucesso sugere, possivelmente, efeito placebo temporário induzido pelo marketing intensivo do produto. Por isso, é necessário mais ensaios clínicos para que se possa tomar alguma conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário