domingo, 21 de julho de 2013

NÓDULOS DE TIREOIDE






Pacientes com nódulo na tireoide têm aparecido cada vez mais nos consultórios de médicos endocrinologistas. Na grande maioria das vezes o problema é descoberto em um exame de checkup ou, no caso das mulheres, em exames de rotina solicitados pelo ginecologista.

Isso não significa que mais pessoas estão tendo nódulos de tireoide. Na realidade, como cada vez mais indivíduos estão se submetendo a exames de rotina, é esperado que haja um aumento na freqüência de casos de nódulo. Além disso, o achado de nódulos de tireoide em um exame de ultrassom não é incomum. De cada 5 pessoas que realizam ultrassonografia da tireoide, 1 vai encontrar pelo menos 1 nódulo.

A palavra “nódulo”, inevitavelmente, gera preocupação no paciente por estar relacionado a casos de câncer. É bom destacar que, na grande maioria dos casos (95%), o nódulo de tireoide é benigno. E, mesmo quando é maligno, possui alta taxa de cura após tratamento adequado.

Mesmo quando benigno, o nódulo pode aumentar de tamanho, levando a compressão das vias aéreas e do esôfago ocasionando sintomas como falta de ar e dificuldade de engolir. Porem essa é uma situação rara.

O exame escolhido para investigar o nódulo de tireoide é a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). É um exame relativamente simples, onde o nódulo é puncionado e o material coletado enviado para análise de um médico patologista. O resultado indicará se há ou não suspeita de malignidade (câncer).

Quando há suspeita de câncer o paciente é submetido a uma cirurgia de retirada da glândula tireoide. Agora, se o resultado da punção sugerir nódulo benigno, é feito apenas um acompanhamento com exames periódicos.

Entretanto, é importante ressaltar que nem todo nódulo de tireoide merece uma punção. Só devem ser submetidos a PAAF aqueles que exibirem características suspeitas. O médico endocrinologista é quem vai decidir após avaliação individual de cada situação.



5 comentários:

  1. Olá fiz um ultrason a 2 anos atras e deu na tireoide um nodulo solido hipoecoico de contornos regulares medindo 6x4mm em terço medio, mas vou lhe confessar, não levei o resultado para o médico, e hoje refiz o exame, ainda nao peguei o resultado, porem quem solicitou uma uma cirugia plastica, pois estava pensando em fazer uma lipoaspiração..mas com esse nodulo com certeza nao sera possivel né????

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane. Nódulos de tireoide não tem nenhuma interferência em procedimentos cirúrgicos. Apenas se houver alterações hormonais (hipo ou hipertireoidismo) é que a cirurgia pode ser suspensa.

    ResponderExcluir
  3. Dr minha mae teve cancer de tireoide com 44 anos estou com 26, devo fazer controle de prevençao ja,pode ser genetico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa.
      O fato de ter um parente de primeiro grau com câncer de tireoide aumenta um pouco seu risco. É importante que você realize um Ultrassom de tireoide como medida preventiva.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir