domingo, 8 de abril de 2012

Afinal, o Endocrinologista trata de que doenças?


Esta é uma pergunta que ouço frequentemente , tanto de pacientes como amigos e familiares.

Endocrinologia é a área da medicina que está relacionada aos hormônios e as glândulas que os produzem.

Assim, o PÂNCREAS produz a o hormônio INSULINA. Então, problemas na ação ou produção da insulina levam ao aparecimento do DIABETES MELLITUS.
A glândula TIREOIDE produz os hormônios T3 e T4. Deficiências na produção destes hormônios acarretam o HIPOTIREOIDISMO. Por outro lado , excesso na produção de T3 e T4 resultam no HIPERTIREOIDISMO

Seguindo este raciocínio , doenças que acometem as glândulas Hipófise, Adrenal , Gônadas (ovários, testículos) e outras fazem parte da área de estudo da Endocrinologia.

Porém, a maioria dos paciente atendidos pelo Endocrinologista no consultório são portadores de OBESIDADE. Esta passou a ser reconhecida como doença nas últimas décadas. Mas , por que o paciente obeso procura o Endocrinologista ? Porque nesta doença os hormônios também estão implicados: estudos mostram que o tecido adiposo (regiões de acúmulo de gordura no corpo) produz hormônios que agem na regulação do apetite e no metabolismo.


Um comentário:

  1. Bom dia Dr Rafael:
    Estou com hipertiroidismo, tomei Tapazol e virou hipotiroidismo e o médico mandou diminuir o remédio e as sensações de dores nas pernas e um mal estar na tiroide continuaram. Eu parei o remédio. Pode acontecer isso? Ele não deveria ter-me dado remédio um remédio para hipo?
    Tenho que procurar um especialista, pois infelizmente,apesar de ser muito bom cardiologista, não é sua área.
    Vou segui-lo para ficar a par dessa ingrata doença.
    Obrigada
    Dorli
    dorlisilva@bol.com.br

    ResponderExcluir